PUBLICIDADE
Rastreadores Suhai
“Família de ciclomotores DAFRA cresce com a chegada da ZIG 50"
São Paulo, 25 de agosto de 2011 – A DAFRA Motos lança mais uma opção de entrada no mundo das duas rodas: a ZIG 50, versão de 50 cilindradas da CUB que chega para atender a uma grande parcela da população que busca um veículo para o transporte diário ou para o lazer.
O modelo possui bom índice de peças nacionais, incluindo o chassi, e conta com um moderno motor de 50cc de 2,35 kW a 8.500 rpm e torque de 3,1 N.m a 5.800 rpm, o que permite à ZIG 50 percorrer 67,1 quilômetros com apenas um litro de combustível, alcançando uma autonomia de aproximadamente 200 quilômetros.
“Para desenvolvermos a ZIG 50 buscamos como referência dois produtos de nossa linha que conquistaram seu espaço no mercado, pois reúnem diferentes atributos que atendem a perfis diversos de consumidores: a ZIG, uma CUB com design arrojado, e a Super 50, reconhecidamente um modelo econômico”, explica Francisco Stefanelli, vice-presidente da DAFRA.
Assim como os demais produtos da marca, a ZIG 50 foi desenvolvida sob altos padrões internacionais de engenharia e experimentação, sendo submetida a rigorosos testes para garantir confiabilidade e durabilidade. “No total o produto foi avaliado em mais de 100 mil quilômetros rodados em diferentes regiões do País a fim de aperfeiçoar o nível de resistência e qualidade nos mais diferentes climas e tipos de terrenos. Além disso, a ZIG 50 passou por mais de 1.000 horas de dinamômetro”, diz Victor Trisotto, diretor de engenharia da DAFRA.
ZIG 50: um modelo de entrada com motor econômico, ótimo desempenho em terrenos íngremes, design atual e com itens de comodidade
Um dos destaques da ZIG 50 é o econômico motor monocilíndrico OHC (Over head camshaft), ou seja, comando simples no cabeçote, quatro tempos, refrigerado a ar, que proporciona uma potência de 2,35 kw aos 8.500 rpm e torque de 3,1 N.m a 5.800 rpm, o que garante uma autonomia de aproximadamente 200 quilômetros, sendo que o modelo pode chegar a percorrer 67,1 quilômetros com apenas um litro de combustível.
Para o atendimento à legislação de ciclomotores, em que a velocidade máxima não deve ultrapassar os 50 km/h, a nova ZIG 50 conta com um sistema limitador eletrônico que atua no CDI (Ignição por Descarga Capacitiva). O CDI se utiliza de um sistema inteligente para fazer a leitura da marcha engatada e realizar o corte da ignição, aproveitando, assim, toda potência do motor em cada marcha, porém respeitando a legislação.
Assim como na Super 50, outro modelo da família de ciclomotores DAFRA, uma das metas da equipe de engenharia da empresa durante o desenvolvimento foi garantir um ótimo desempenho de arrancada em terrenos íngremes. Para alcançar uma melhor performance neste quesito, a relação da transmissão foi dimensionada atrelada à curva de ignição e calibração do carburador, o que proporciona torque em baixas rotações.
Além desses atributos, a ZIG 50 conta design moderno, seguindo o mesmo visual de sua predecessora ZIG, oferece fácil dirigibilidade e ciclística ao condutor, tanto em percursos urbanos carregados ou em grandes distâncias. O modelo conta com painel completo com indicador de marcha e nível de combustível, rodas de liga leve e partida elétrica e a pedal. Detalhes de segurança, como banco antiderrapante, não foram deixados de lado neste modelo, que também recebeu calibração especial na suspensão, pronto para encarar os terrenos brasileiros proporcionando maior conforto ao piloto e ao garupa.
Para a comodidade do dia-a-dia, o ciclomotor conta, ainda, com gancho porta-sacolas na carenagem central, o que facilita o transporte de pequenos objetos.
Produção e vendas
A ZIG 50 já está sendo produzida na fábrica da DAFRA, em Manaus (AM), e poderá ser adquirida na rede de concessionárias da marca nas próximas semanas pelo preço público sugerido à vista de R$ 3.690,00.
A expectativa, de acordo com Stefanelli, é comercializar 12 mil unidades da ZIG 50 no primeiro ano, especialmente nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste. “O Brasil é um país de dimensões continentais e ainda existem muitas pessoas que estão à procura de um transporte rápido, econômico, que facilite o dia a dia. A ZIG 50 é o modelo ideal para esse brasileiro”.
A DAFRA ZIG 50 tem um ano de garantia, sem limite de quilometragem, e está disponível nas cores preto e vermelho.
Especificações técnicas
Dimensional
Altura
1.100 mm
Largura
680 mm
Comprimento
1.900 mm
Distância entre eixos
1.190 mm
Altura mínima do solo
130 mm
Altura do banco
760 mm
Peso seco
90 kg
Peso em ordem de marcha
94 kg
Peso máximo admissível
150 kg
Motor
Tipo
Monocilíndrico, 4 tempos, OHC, Refrigerado a ar
Disposição do cilindro
Horizontal
Diâmetro x Curso
39,0 x 41,4 mm
Cilindrada
49,5 cm³
Folga de válvulas
Admissão
0,045 mm
Escape
0,045 mm
Taxa de compressão
8,8:1
Potência máxima
2,35 kW (3,2 CV) a 8.500 rpm
Torque máximo
3,1 N.m a 5.800 rpm
Carburador (tipo)
PZ 14
Combustível
Gasolina
Rotação de marcha lenta
1.450 ± 150 rpm
Sistema de Partida
Elétrica e a pedal
Filtro de ar
Espuma
Sistema de lubrificação
Forçada por bomba trocoidal
Chassis
Tipo
Monobloco de aço
Suspensão dianteira
Tipo
Telescópica
Suspensão traseira
Tipo
Braço oscilante, bi-amortecida
Rodas
Liga-leve
Freio dianteiro
Tipo
Expansão Interna
Acionamento
Mecânico por haste
Freio traseiro
Tipo
Expansão Interna
Acionamento
Mecânico por cabo
Pneu dianteiro
Medida
2.50-17 43P
Calibragem
Apenas com condutor
29 PSI
Carga máxima
33 PSI
Pneu traseiro
Medida
2.75-17 47P
Calibragem
Apenas com condutor
33 PSI
Carga máxima
36 PSI
Transmissão
Embreagem
Multi-disco, auto centrífuga, banhada a óleo
Redução primária
(69/17) 4,059
Redução final
(48/13) 3,692
Relação de transmissão
(36/11) 3,273
(34/15) 2,267
(29/18) 1,611
(24/23) 1,043
Capacidade
Óleo do motor
Especificação
API SF ou SG, JASO MA, SAE 20W50
Qtd. após drenagem
0,65 litro
Qtd. após desmontagem
0,8 litro
Tanque de combustível
Total (com reserva)
4,3 litros
Reserva
1,4 litros
Suspensão dianteira
Especificação
ATF
Sistema elétrico
Sistema de ignição
CDI (Ignição por Descarga Capacitiva)
Vela de ignição
Fabricante/Modelo
NGK/C7HSA
Folga dos eletrodos
0,65 a 0,75 mm
Capacidade do fusível
15A
Bateria (selada)
12V - 5Ah
Lâmpada do farol
12V - 35/35W
Lâmpada de seta
Dianteira
12V - 10Wx2
Traseira
12V - 1,7Wx5
Luz de freio/ Lanterna traseira
12V - 21/5W
Lâmpada do farol
12V – 35/35W
Lâmpada dos instrumentos
12V - 3Wx2
Indicador de marcha
12V - 1,7W
Indicador de farol alto
12V - 1,7W
Indicador de luz de seta
12V - 1,7Wx2
* As especificações, cores e componentes acima descritos podem ser alterados conforme a necessidade e condições de melhorias técnicas e estão sujeitas a mudança sem prévio aviso.
DAFRA Motos
Terceira marca mais vendida do País, a DAFRA Motos é uma empresa brasileira e pertence ao Grupo Itavema, com mais de 30 anos de história no Brasil.
Além da parceria firmada recentemente com a MV Agusta, a mais exclusiva marca de motocicletas de alta cilindrada do mundo, para a produção e comercialização nos principais mercados brasileiros dos modelos Brutale e F4 da marca italiana, a DAFRA possui acordos estratégicos com BMW, Haojue, SYM e TVS Motor Company. Em comum essas empresas possuem características extremamente importantes, como qualidade do produto, diferencial tecnológico em relação aos modelos e processos de fabricação, excelência em desenvolvimento e grande experiência no segmento de duas rodas. Além disso, tanto Haojue quanto TVS estão entre as líderes mundiais em vendas e produção de motocicletas.

As parcerias preveem não só a fabricação de produtos na Unidade de Manaus, mas incluem a transferência de conhecimento e tecnologia à DAFRA e a seus colaboradores, diretamente envolvidos no processo, e o desenvolvimento conjunto de modelos com foco total no consumidor brasileiro.

Fonte: DAFRA MOTOS

Destaques Anteriores
Rastreadores Suhai