São Paulo, 25 de agosto de 2011 – A DAFRA Motos lança mais uma opção de entrada no mundo das duas rodas: a ZIG 50, versão de 50 cilindradas da CUB que chega para atender a uma grande parcela da população que busca um veículo para o transporte diário ou para o lazer.
O modelo possui bom índice de peças nacionais, incluindo o chassi, e conta com um moderno motor de 50cc de 2,35 kW a 8.500 rpm e torque de 3,1 N.m a 5.800 rpm, o que permite à ZIG 50 percorrer 67,1 quilômetros com apenas um litro de combustível, alcançando uma autonomia de aproximadamente 200 quilômetros.
“Para desenvolvermos a ZIG 50 buscamos como referência dois produtos de nossa linha que conquistaram seu espaço no mercado, pois reúnem diferentes atributos que atendem a perfis diversos de consumidores: a ZIG, uma CUB com design arrojado, e a Super 50, reconhecidamente um modelo econômico”, explica Francisco Stefanelli, vice-presidente da DAFRA.
Assim como os demais produtos da marca, a ZIG 50 foi desenvolvida sob altos padrões internacionais de engenharia e experimentação, sendo submetida a rigorosos testes para garantir confiabilidade e durabilidade. “No total o produto foi avaliado em mais de 100 mil quilômetros rodados em diferentes regiões do País a fim de aperfeiçoar o nível de resistência e qualidade nos mais diferentes climas e tipos de terrenos. Além disso, a ZIG 50 passou por mais de 1.000 horas de dinamômetro”, diz Victor Trisotto, diretor de engenharia da DAFRA.
ZIG 50: um modelo de entrada com motor econômico, ótimo desempenho em terrenos íngremes, design atual e com itens de comodidade
Um dos destaques da ZIG 50 é o econômico motor monocilíndrico OHC (Over head camshaft), ou seja, comando simples no cabeçote, quatro tempos, refrigerado a ar, que proporciona uma potência de 2,35 kw aos 8.500 rpm e torque de 3,1 N.m a 5.800 rpm, o que garante uma autonomia de aproximadamente 200 quilômetros, sendo que o modelo pode chegar a percorrer 67,1 quilômetros com apenas um litro de combustível.
Para o atendimento à legislação de ciclomotores, em que a velocidade máxima não deve ultrapassar os 50 km/h, a nova ZIG 50 conta com um sistema limitador eletrônico que atua no CDI (Ignição por Descarga Capacitiva). O CDI se utiliza de um sistema inteligente para fazer a leitura da marcha engatada e realizar o corte da ignição, aproveitando, assim, toda potência do motor em cada marcha, porém respeitando a legislação.
Assim como na Super 50, outro modelo da família de ciclomotores DAFRA, uma das metas da equipe de engenharia da empresa durante o desenvolvimento foi garantir um ótimo desempenho de arrancada em terrenos íngremes. Para alcançar uma melhor performance neste quesito, a relação da transmissão foi dimensionada atrelada à curva de ignição e calibração do carburador, o que proporciona torque em baixas rotações.
Além desses atributos, a ZIG 50 conta design moderno, seguindo o mesmo visual de sua predecessora ZIG, oferece fácil dirigibilidade e ciclística ao condutor, tanto em percursos urbanos carregados ou em grandes distâncias. O modelo conta com painel completo com indicador de marcha e nível de combustível, rodas de liga leve e partida elétrica e a pedal. Detalhes de segurança, como banco antiderrapante, não foram deixados de lado neste modelo, que também recebeu calibração especial na suspensão, pronto para encarar os terrenos brasileiros proporcionando maior conforto ao piloto e ao garupa.
Para a comodidade do dia-a-dia, o ciclomotor conta, ainda, com gancho porta-sacolas na carenagem central, o que facilita o transporte de pequenos objetos.
Produção e vendas
A ZIG 50 já está sendo produzida na fábrica da DAFRA, em Manaus (AM), e poderá ser adquirida na rede de concessionárias da marca nas próximas semanas pelo preço público sugerido à vista de R$ 3.690,00.
A expectativa, de acordo com Stefanelli, é comercializar 12 mil unidades da ZIG 50 no primeiro ano, especialmente nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste. “O Brasil é um país de dimensões continentais e ainda existem muitas pessoas que estão à procura de um transporte rápido, econômico, que facilite o dia a dia. A ZIG 50 é o modelo ideal para esse brasileiro”.
A DAFRA ZIG 50 tem um ano de garantia, sem limite de quilometragem, e está disponível nas cores preto e vermelho.
Especificações técnicas
Dimensional |
Altura |
1.100 mm |
Largura |
680 mm |
Comprimento |
1.900 mm |
Distância entre eixos |
1.190 mm |
Altura mínima do solo |
130 mm |
Altura do banco |
760 mm |
Peso seco |
90 kg |
Peso em ordem de marcha |
94 kg |
Peso máximo admissível |
150 kg |
|
|
Motor |
Tipo |
Monocilíndrico, 4 tempos, OHC, Refrigerado a ar |
Disposição do cilindro |
Horizontal |
Diâmetro x Curso |
39,0 x 41,4 mm |
Cilindrada |
49,5 cm³ |
Folga de válvulas |
|
Admissão |
0,045 mm |
Escape |
0,045 mm |
Taxa de compressão |
8,8:1 |
Potência máxima |
2,35 kW (3,2 CV) a 8.500 rpm |
Torque máximo |
3,1 N.m a 5.800 rpm |
Carburador (tipo) |
PZ 14 |
Combustível |
Gasolina |
Rotação de marcha lenta |
1.450 ± 150 rpm |
Sistema de Partida |
Elétrica e a pedal |
Filtro de ar |
Espuma |
Sistema de lubrificação |
Forçada por bomba trocoidal |
|
|
Chassis |
Tipo |
Monobloco de aço |
Suspensão dianteira |
|
Tipo |
Telescópica |
Suspensão traseira |
|
Tipo |
Braço oscilante, bi-amortecida |
Rodas |
Liga-leve |
Freio dianteiro |
|
Tipo |
Expansão Interna |
Acionamento |
Mecânico por haste |
Freio traseiro |
|
Tipo |
Expansão Interna |
Acionamento |
Mecânico por cabo |
Pneu dianteiro |
|
Medida |
2.50-17 43P |
Calibragem |
|
Apenas com condutor |
29 PSI |
Carga máxima |
33 PSI |
Pneu traseiro |
|
Medida |
2.75-17 47P |
Calibragem |
|
Apenas com condutor |
33 PSI |
Carga máxima |
36 PSI |
|
|
Transmissão |
Embreagem |
Multi-disco, auto centrífuga, banhada a óleo |
Redução primária |
(69/17) 4,059 |
Redução final |
(48/13) 3,692 |
Relação de transmissão |
|
1ª |
(36/11) 3,273 |
2ª |
(34/15) 2,267 |
3ª |
(29/18) 1,611 |
4ª |
(24/23) 1,043 |
|
|
Capacidade |
Óleo do motor |
|
Especificação |
API SF ou SG, JASO MA, SAE 20W50 |
Qtd. após drenagem |
0,65 litro |
Qtd. após desmontagem |
0,8 litro |
Tanque de combustível |
|
Total (com reserva) |
4,3 litros |
Reserva |
1,4 litros |
Suspensão dianteira |
|
Especificação |
ATF |
|
|
|
|
|
|
Sistema elétrico |
Sistema de ignição |
CDI (Ignição por Descarga Capacitiva) |
Vela de ignição |
|
Fabricante/Modelo |
NGK/C7HSA |
Folga dos eletrodos |
0,65 a 0,75 mm |
Capacidade do fusível |
15A |
Bateria (selada) |
12V - 5Ah |
Lâmpada do farol |
12V - 35/35W |
Lâmpada de seta |
|
Dianteira |
12V - 10Wx2 |
Traseira |
12V - 1,7Wx5 |
Luz de freio/ Lanterna traseira |
12V - 21/5W |
Lâmpada do farol |
12V – 35/35W |
Lâmpada dos instrumentos |
12V - 3Wx2 |
Indicador de marcha |
12V - 1,7W |
Indicador de farol alto |
12V - 1,7W |
Indicador de luz de seta |
12V - 1,7Wx2 |
* As especificações, cores e componentes acima descritos podem ser alterados conforme a necessidade e condições de melhorias técnicas e estão sujeitas a mudança sem prévio aviso.
DAFRA Motos
Terceira marca mais vendida do País, a DAFRA Motos é uma empresa brasileira e pertence ao Grupo Itavema, com mais de 30 anos de história no Brasil.
Além da parceria firmada recentemente com a MV Agusta, a mais exclusiva marca de motocicletas de alta cilindrada do mundo, para a produção e comercialização nos principais mercados brasileiros dos modelos Brutale e F4 da marca italiana, a DAFRA possui acordos estratégicos com BMW, Haojue, SYM e TVS Motor Company. Em comum essas empresas possuem características extremamente importantes, como qualidade do produto, diferencial tecnológico em relação aos modelos e processos de fabricação, excelência em desenvolvimento e grande experiência no segmento de duas rodas. Além disso, tanto Haojue quanto TVS estão entre as líderes mundiais em vendas e produção de motocicletas.
As parcerias preveem não só a fabricação de produtos na Unidade de Manaus, mas incluem a transferência de conhecimento e tecnologia à DAFRA e a seus colaboradores, diretamente envolvidos no processo, e o desenvolvimento conjunto de modelos com foco total no consumidor brasileiro.
Fonte: DAFRA MOTOS
|