Honda reformula sua velha fireblade, que completa 20 anos de sucesso. Novo modelo traz melhorias importantes
Modelo completa 20 anos e passa por ampla reformulação Divulgação
Dinno Benzatti, do Momento Moto ( Apresentado todos os domingos as 10h00 na Band)
Após 20 anos do lançamento da primeira RR, a Honda reformula a receita de sucesso ao recriar a CBR 1000 RR. A nova fireblade deve continuar fazendo história no mundo das motos.
Desde sua criação, em 1992, a CBR 1000 RR sempre foi uma moto muito rápida, fácil de pilotar e de grande estabilidade que disputa numa categoria bem concorrida, a Super Sport. Completando duas décadas, podemos afirmar que a Fireblade evoluiu e chega com visual reformulado, esbanjando tecnologia.
Importada do Japão, a nova CBR 1000 RR apresenta bela carenagem e novo conjunto ótico, suas linhas são angulosas e notoriamente esportivas.
Seu painel de instrumentos tem design moderno com funções diferenciadas. O destaque fica para seu amortecedor de direção, item importantíssimo nas superesportivas. Em uma mistura de calço hidráulico com eletrônico, ele torna o guidom leve em baixa velocidade e pesado na alta.
Modelo está ainda mais esportivo após mudanças. Foto: Divulgação
Motor
Seu motor e um 4 cilindros em linhas, que gera uma potência máxima de 178,1 CV a 12.000 RPM, tem novo mapeamento de injeção de combustível com ótimo aproveitamento em baixas e médias rotações.
Quase tudo nesta moto é inspirado nos modelos de competição da marca, com destaque para as suspensões traseira e dianteira. Na frente, utiliza garfo telescópico invertido (upside down) com curso de 120mm, que oferece um amortecimento mais suave sem comprometer sua esportividade.
Na traseira, há o sistema Unit Pro Link, derivada das pistas, que promove aderência e melhor tração no pneu traseiro.
As novas rodas de 17’’ tem desenho de 12 pontas, o que as torna mais leves e rígidas. Seu sistema de freio ABS eletrônico é inédito em motocicletas superesportivas. Na pista, ele se mostrou eficiente, seguro e esportivo por conta de sua nova rabeta e assento, posição de pilotagem e racing.
20 anos de evolução tecnológica
- 1992-1995: A primeira CBR 900RR Fireblade combinou potência de um motor de 893 cm3, com um chassi mais sofisticado, leve e de ciclística agressiva.
- 1996-1999: Chega o mercado a CBR 900RR Fireblade, que marca uma evolução no segmento. Era equipada com motor de 919 cm3 (1 mm de diâmetro mais largo que a versão anterior), contava ainda com um chassi sofisticado para oferecer bom desempenho.
- 2000-2001: A CBR 900RR Fireblade foi a primeira a utilizar tecnologia de injeção eletrônica de combustível PGM-FI. Optou também por um motor de 929 cm3 e um chassi completamente novo. Isso proporcionou a montagem de um braço oscilante na traseira da caixa do motor, deixando o conjunto mais leve e compacto.
- 2002-2003: A CBR 900RR Fireblade recebe motor de 954 cm3. Muito mais leve e potente, a motocicleta apresentou um chassi mais rígido, pedaleiras elevadas e configurações mais aerodinâmicas. O resultado foi um desempenho surpreendente em estradas e circuitos.
-2004-2005: Inspirada no modelo RC 211V Honda do Campeonato Mundial de Motociclismo, a CBR 1000RR proporcionou uma série de novas tecnologias. As características principais incluíram um poderoso motor de 998 cm3, amortecedor de direção eletrônico HESD de primeira geração e uma configuração de suspensão traseira UNIT PRO-LINK.
-2006-2007: Mais leve e potente, a nova geração da CBR 1000RR ilustrou o que há de mais moderno em um modelo superesportivo. Com novas configurações da suspensão e um novo sistema de escape.
-2008-2011: Com um design inovador em um quadro mais leve e um motor potente, a nova versão do modelo recebeu motor 999,8 cm3, seguindo o conceito de centralização das massas. Contou com sistema de embreagem deslizante assistida para melhorar a estabilidade em condições de frenagem severa. Ganhou ainda a versão com freios ABS, inédito em um modelo superesportivo.
-2012: O modelo chega ainda mais tecnológico, com novas configurações nas suspensões, além de um design diferenciado e ciclística leve.