A HONDA entra definitivamente no segmento das pequenas esportivas.
Apresentada em Indaiatuba, São Paulo, este modelo, importado da Honda Tailândia, chega para competir no interessante nicho onde a Kawasaki Ninja 250R, a Dafra Roadwin 250R e a Kasinski Comet GTR 250 já nadam de braçada. Pilotagem prazerosa, estilo esportivo, motor eficiente e design arrojado. Estas são as principais características de uma das motocicletas mais vendidas e admiradas no mundo em sua categoria: a nova Honda CBR 250R, que a partir deste mês, passa a ser comercializada pela rede de concessionárias Honda em todo o Brasil.
O modelo entra para o line-up da marca, visando ser uma motocicleta de entrada na categoria Super Sport, além de oferecer aos consumidores brasileiros mais uma opção para quem deseja uma moto esportiva de média cilindrada. A CBR 250R combina o DNA da linha CBR a atributos como fácil manutenção, excelente dirigibilidade, alta tecnologia e ótimo custo/benefício. É a opção ideal para quem busca uma motocicleta para o lazer, locomoção no dia a dia e valoriza o design esportivo.
Entre seus principais diferenciais está o novo motor monocilíndrico de 249,6 cm3, arrefecido a líquido, o que torna a motocicleta leve, compacta, de boa performance e bem econômica, e que foi desenvolvido exclusivamente para este modelo. Outro diferencial que merece grande destaque é a posição de pilotagem: que além de oferecer conforto, assegura ótima maneabilidade tanto no uso urbano quanto em rodovias.
Na dianteira, a CBR 250R possui garfos telescópios convencionais e na traseira, conta com sistema monoamortecido Pro-link. O chassi é tubular com treliças do tipo Diamond Frame. Esses e outros detalhes, juntamente com o design esportivo, resultaram em uma motocicleta diferenciada e que promete atrair cada vez mais os consumidores.
Apreciada globalmente
Com um visual esportivo, arrojado e versátil, a CBR 250R oferece aos motociclistas uma pilotagem prazerosa. Suas linhas são dinâmicas e possui bom acabamento, inspiradas nos modelos esportivos de alta cilindrada da marca. No aspecto funcional, o design foi concebido para oferecer performance e estabilidade. Com tudo isso, o resultado é um modelo global da Honda.
A parte dianteira possui conjunto óptico esportivo com o farol multi-refletivo. A carenagem integral em duas camadas (Double Layer) cria um fluxo de ar interno que proporciona melhor aerodinâmica e estabilidade em altas velocidades. Inspirada na VFR 1200F, suas fixações não são visíveis, o que permite uma superfície “limpa”. Além disso, o baixo peso de 150 kg (154 kg na versão C-ABS) aliado ao chassi leve, melhora a sua dirigibilidade.
O painel de instrumentos tem design arrojado, com visor de LCD e tacômetro posicionado no centro, como os modelos esportivos. Fornece todas as informações que o motociclista necessita visualizar rapidamente em um simples olhar, como velocidade, rotação e temperatura do motor. Além disso, possui relógio digital, luzes indicadoras de combustível e sinalização, bem como hodômetro (total e parcial).
Outro grande destaque é a posição de pilotagem, que assegura conforto e controle da motocicleta, tanto na cidade quando na estrada.
O assento conta com altura de 784 mm em relação ao solo. O garupa conta com alças em alumínio em preto que, além de harmonizar com o design da moto, transmite esportividade.
A ponteira do escape é de aço inox e seu desenho é triangular e compacto, deixando o modelo muito mais moderno e esportivo. Os dois semi-guidões e as pedaleiras recuadas completam o conjunto da nova Honda CBR 250R, reforçando a proposta esportiva do modelo.
As principais dimensões, comprimento x largura x altura, são respectivamente de 2.030 x 709,5 x 1.127 mm, com distância entre os eixos de 1.369 mm. |
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Motor eficiente e econômico
O modelo é equipado com o novo motor monocilíndrico de 249,6 cm3, DOHC (Double Over Head Camshaft), 4 válvulas e com injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection), tornando a motocicleta leve, compacta e eficiente. Arrefecido a líquido, o motor possui potência de 26,4 cv a 8.500 rpm, e torque de 2,34 kgf.m a 7.000 rpm. Com isso, a CBR 250R tem alto torque em baixas rotações, o que garante uma arrancada rápida e segura.
Além disso, o sistema de exaustão é composto por catalisador, que auxilia a reduzir a emissão de poluentes, bem como adequá-lo ao Promot 3. A tecnologia aplicada permite que a CBR 250R exerça o menor impacto possível ao meio ambiente.
Para complementar, é o primeiro motor DOHC no mundo à utilizar balancins roletados, que asseguram baixo atrito e maior eficiência. Aliado a Unidade de Controle Eletrônica (ECU), garante uma alimentação adequada de combustível, permitindo baixo consumo e tornando o modelo extremamente econômico. Assim, a motocicleta ganha muito em autonomia e pode percorrer grandes distâncias sem a necessidade de constantes abastecimentos. O tanque tem capacidade para 13 litros (3,5 litros na reserva).
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Ciclística rígida e leve
A Honda agregou à CBR 250R uma configuração de chassi mais leve. Do tipo Diamond Frame, a peça é rígida e se destaca pelo equilíbrio gerado, contribuindo ainda mais na estabilidade, além de garantir baixo peso da motocicleta.
Outro diferencial do modelo é o conjunto de suspensões. A parte dianteira é composta por garfo telescópio com curso de 130 mm. Já a traseira é monoamortecida Pro-Link de 104 mm de curso e cinco regulagens de compressão da mola.
Quando o assunto é segurança, o sistema de freio recebe disco único de
296 mm de diâmetro com pinça de pistão duplo na dianteira. Já a traseira, o disco de 220 mm de diâmetro é acionado por pinça de pistão simples.
Também disponível na versão com freios Combined ABS (C-ABS), apresenta o moderno sistema de segurança sobre duas rodas. Reúne os benefícios do ABS (Anti-lock Brake System) e do CBS (Combined Brake System). Enquanto o primeiro evita o travamento das rodas em frenagens bruscas, facilitando o controle do veículo, o segundo distribui a força de frenagem entre as rodas dianteira e traseira. A parte dianteira é composta por disco único de 296 mm de diâmetro com pinça de três pistões.
Para reforçar ainda mais o estilo superesportivo, a CBR 250R é equipada com rodas de liga leve de 17’’, além de pneus esportivos sem câmera. Na dianteira, tem configuração de 110/70. E na traseira utiliza pneu 140/70.
Disponível nas cores preta e azul (versão C-ABS está disponível apenas na cor azul), a CBR 250R tem previsão de vendas acima de 6.700 unidades em 2012. Seu preço público sugerido é de R$ 15.490,00, e R$ 17.990,00 para a versão com freios C-ABS (valores com base no Estado de São Paulo, não incluem despesas com frete e seguro). A garantia é de um ano, sem limite de quilometragem. |
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Especificações Técnicas
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ITEM |
CBR 250R 2012 STD |
CBR 250R 2012 C-ABS |
Categoria |
Super Sport Entry |
Super Sport Entry |
Motor |
249,6 cm3, DOHC (Double Over Head Camshaft), 4 válvulas, refrigeração a líquido |
249, 6 cm3, DOHC (Double Over Head Camshaft), 4 válvulas, refrigeração a líquido |
Potência máxima |
26,4 cv a 8.500 rpm |
26,4 cv a 8.500 rpm |
Torque máximo |
2,34 kgf.m a 7.000 rpm |
2, 34 kgf.m a 7.000 rpm |
Diâmetro x curso |
76x 55 mm |
76x 55 mm |
Alimentação |
Injeção eletrônica de combustível PGM-FI |
Injeção eletrônica de combustível PGM-FI |
Sistema de lubrificação |
Forçada por bomba trocoidal |
Forçada por bomba trocoidal |
Relação de compressão |
10,7:1 |
10,7:1 |
Sistema de partida |
Elétrica |
Elétrica |
Bateria |
12V – 6 Ah |
12V – 6 Ah |
Farol |
60/55W |
60/55W |
Sistema de ignição |
Eletrônica |
Eletrônica |
Capacidade do tanque |
13 litros (3,5litros / reserva) |
13 litros (3,5litros / reserva) |
Óleo do motor |
1,8 litros (1,4 litros para troca) |
1,8 litros (1,4 litros para troca) |
Transmissão |
6 velocidades |
6 velocidades |
Embreagem |
Multidisco com molas helicoidais banhado a óleo |
Multidisco com molas helicoidais banhado a óleo |
Transmissão final |
Corrente selada |
Corrente selada |
Suspensão dianteira |
Garfo telescópico, com 130 mm de curso |
Garfo telescópico, com 130 mm de curso |
Suspensão traseira |
Monoamortecida Pro-Link de 104 mm de curso e cinco regulagens de compressão da mola |
Monoamortecida Pro-Link de 104 mm de curso e cinco regulagens de compressão da mola |
Freio dianteiro |
Disco único de 296 mm de diâmetro com pinça de pistão duplo |
Disco único de 296 mm de diâmetro com pinça de três pistões |
Freio traseiro |
Disco simples de 220 mm de diâmetro com pinça de pistão simples |
Disco simples de 220 mm de diâmetro com pinça de pistão simples |
Pneu dianteiro |
110/70 – ZR17 M/C (54S) |
110/70 – ZR17 M/C (54S) |
Pneu traseiro |
140/70 – ZR17 M/C (66S) |
140/70 – ZR17 M/C (66S) |
Altura do assento |
784 mm |
784 mm |
Altura mínima do solo |
145 mm |
145 mm |
Chassi |
Diamond frame |
Diamond frame |
Dimensões (C x L x A) |
2.030 x 709,5 x 1.127 mm |
2.030 x 709,5 x 1.127 mm |
Entre-eixos |
1.369 mm |
1.369 mm |
Peso seco |
150 kg |
154 kg |
Cores |
Azul e Preto |
Azul |
Preço |
R$ 15.490,00 com base Estado de SP, não inclui despesas com óleo, frete e seguro |
R$ 17.990,00, com base Estado de São Paulo, não inclui despesas com óleo, frete e seguro |
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Dinno Benzatti do Momento Moto
O programa vai a o ar todos os domingos as 10 horas pela Band SP e
em rede nacional pelo Bandsports.
(Fotos: Caio Mattos / Divulgação )
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