|
|
De luto, o campeão Cairoli não corre a última prova
>> A mãe do italiano Antonio Cairoli, piloto pentacampeão mundial de motocross, faleceu ontem na residência da família, em Patti, na Sicilia, após prolongada doença. Estava ao lado do marido Benedetto, da família e de Antonio Cairoli, que havia retornado à casa imediatamente após levantar seu quinto título mundial em Gaildorf, na Alemanha. De luto, o piloto não participará da última prova do mundial, amanhã (11) em Fermo, na Itália, informou em nota a KTM, da qual ele é piloto oficial. |
|
|
|
|
|
>> O italiano Antonio Cairoli, na MX1 e o alemão Ken Roczen, na MX2, levantaram hoje (4) no Gran Prix da Europa, disputado em Gaildorf, na Alemanha, os títulos mundiais de motocross. Cairoli alcançou o título pela segunda vez com a KTM 350 SX-F da equipe de fábrica, dominando o mundial com a 350 cc diante das 450 cc.
>> Mas este é o pentacampeonato mundial do italiano da KTM, alcançado já na primeira das duas corridas do GP da Europa. O siciliano, amigo pessoal do também siciliano multicampeão de motovelocidade Valentino Rossi, começou a temporada em dificudade, sofrendo um acidente com lesão do joelho já na prova inaugural e na primeira corrida do Gran Prix da Bulgária. O tratamento da lesão o levou a uma cuidadosa campanha na primeira metade do campeonato, demonstrando sua genialidade, quando apenas no GP dos EUA ficou em quinto, mas garantindo a presença no podium em todas os demais Gran Prix, com seis vitórias neles. |
|
|
|
A KTM vence os mundiais de pilotos com Cairoli e Roczen |
|
|
O campeão mundial Ken Roczen
>> E o jovem alemão Ken Roczen também mostrou a que veio no Gran Prix da Europa de MX2. Com seu colega holandês Jeffrey Herlings já haviam conquistado para a marca austríaca o mundial de construtores deste ano. Roczen venceu a primeira corrida e foi terceiro na segunda, levando do GP da Europa e o seu primeiro título mundial de motocross. Foi a sensação do mundial MX2 nesta temporada, e certamente irá brilhar nas próximas, trazendo consigo o companheiro holandês Herlings, também de 16 anos. Somente ele conseguiu seguir Roczen na pontuação do campeonato, ambos muito à frente dos demais desde o início do ano. São os pilotos da marca austríaca, vencedora de todos os mundiais off-road da temporada, que darão o tom no cenário mundial daqui em diante. |
|
|
|
|
|
|
|
|
CLASSIFICAÇÃO:
MX1 – Corrida 1 |
Pos |
Piloto |
País |
Moto |
Tempo |
Veloc |
1 |
|
RUS |
Honda |
40:06.778 |
49.746 |
2 |
|
FRA |
Kawasaki |
40:07.132 |
49.086 |
3 |
|
ITA |
KTM |
40:15.949 |
49.73 |
4 |
|
GER |
KTM |
40:18.963 |
49.014 |
5 |
|
BEL |
Suzuki |
40:23.296 |
48.81 |
6 |
|
POR |
Honda |
40:40.587 |
48.706 |
7 |
|
ITA |
Kawasaki |
40:47.165 |
48.556 |
8 |
|
FRA |
Kawasaki |
40:48.747 |
48.669 |
9 |
|
EST |
TM |
40:52.221 |
48.912 |
10 |
|
FRA |
Yamaha |
40:54.300 |
49.101 |
|
|
|
Pos |
Piloto |
País |
Moto |
Tempo |
Veloc |
1 |
|
FRA |
Kawasaki |
39:34.517 |
50.141 |
2 |
|
ITA |
KTM |
40:18.046 |
49.915 |
3 |
|
FRA |
Yamaha |
40:20.841 |
49.412 |
4 |
|
POR |
Honda |
40:26.643 |
49.15 |
5 |
|
BEL |
Suzuki |
40:30.387 |
49.3 |
6 |
|
FRA |
Kawasaki |
40:31.712 |
49.109 |
7 |
|
GBR |
Honda |
40:40.437 |
48.724 |
8 |
|
RUS |
Honda |
40:44.048 |
49.594 |
9 |
|
FRA |
Kawasaki |
40:44.885 |
48.822 |
10 |
|
GER |
KTM |
40:55.297 |
49.55 |
|
|
|
Pos |
Piloto |
País. |
Moto |
Corrida 1 |
Corrida 2 |
Total |
1 |
Cairoli, Antonio |
ITA |
KTM |
20 |
22 |
42 |
2 |
Bobryshev, Evgeny |
RUS |
Honda |
25 |
13 |
38 |
3 |
Boog, Xavier |
FRA |
Kawasaki |
22 |
15 |
37 |
4 |
Goncalves, Rui |
POR |
Honda |
15 |
18 |
33 |
5 |
Strijbos, Kevin |
BEL |
Suzuki |
16 |
16 |
32 |
6 |
Boissiere, Anthony |
FRA |
Yamaha |
11 |
20 |
31 |
7 |
Nagl, Maximilian |
GER |
KTM |
18 |
11 |
29 |
8 |
Pourcel, Christophe |
FRA |
Kawasaki |
0 |
25 |
25 |
9 |
Aranda, Gregory |
FRA |
Kawasaki |
13 |
12 |
25 |
10 |
Simpson, Shaun |
GBR |
Honda |
10 |
14 |
24 |
|
|
MX1 – Classificaçãodo Mundial de Pilotos
|
Pos |
Piloto |
Pais. |
Total |
BUL |
NED |
USA |
BRA |
FRA |
POR |
ESP |
SWE |
GER |
LAT |
BEL |
CZE |
GBR |
EUR |
ITA |
1 |
Cairoli, A. |
ITA |
596 |
14-11 |
25-22 |
22-10 |
25-22 |
22-20 |
22-22 |
22-25 |
16-22 |
22-22 |
25-25 |
25-25 |
25-18 |
20-25 |
20-22 |
- - |
2 |
Frossard, S. |
FRA |
472 |
25-22 |
22-16 |
11-0 |
20-16 |
25-22 |
20-14 |
25-12 |
25-25 |
20-6 |
22-22 |
18-15 |
16-9 |
22-22 |
0-0 |
- - |
3 |
Desalle, C. |
BEL |
461 |
22-25 |
16-15 |
25-25 |
18-18 |
10-25 |
25-25 |
16-20 |
13-14 |
16-20 |
13-13 |
22-18 |
22-25 |
- - |
- - |
- - |
4 |
Nagl, M. |
GER |
439 |
20-15 |
20-25 |
20-22 |
16-15 |
14-12 |
13-0 |
18-15 |
14-11 |
18-14 |
18-11 |
16-22 |
14-15 |
16-16 |
18-11 |
- - |
5 |
Bobryshev, E. |
RUS |
425 |
9-18 |
11-14 |
15-20 |
13-10 |
15-16 |
18-18 |
13-14 |
22-18 |
25-25 |
20-20 |
15-20 |
18-0 |
- - |
25-13 |
- - |
6 |
Goncalves, Rui |
POR |
404 |
13-16 |
15-18 |
9-18 |
11-8 |
7-18 |
14-20 |
14-11 |
12-13 |
14-18 |
14-18 |
20-8 |
20-20 |
15-7 |
15-18 |
- - |
7 |
Boog, Xavier |
FRA |
309 |
10-13 |
4-7 |
7-11 |
12-13 |
18-14 |
16-12 |
11-13 |
20-10 |
8-4 |
12-0 |
11-9 |
13-14 |
10-0 |
22-15 |
- - |
8 |
Philippaerts, D. |
ITA |
308 |
18-7 |
18-20 |
16-12 |
22-25 |
20-3 |
0-0 |
20-18 |
6-20 |
12-13 |
16-16 |
14-12 |
- - |
- - |
- - |
- - |
9 |
Barragan, J. |
ESP |
288 |
15-20 |
7-11 |
12-13 |
4-12 |
6-15 |
8-13 |
12-16 |
0-12 |
13-15 |
0-10 |
12-7 |
10-11 |
7-18 |
9-0 |
- - |
10 |
de Dycker, Ken |
BEL |
268 |
0-4 |
14-13 |
0-1 |
15-11 |
16-13 |
15-15 |
10-10 |
18-15 |
15-16 |
15-12 |
9-13 |
6-12 |
- - |
- - |
- - |
|
|
MX1 – Classificação do Mundial de Marcas
|
Pos |
Fabricante |
Total |
1 |
KTM |
621 |
2 |
Yamaha |
548 |
3 |
Suzuki |
524 |
4 |
Honda |
507 |
5 |
Kawasaki |
420 |
6 |
TM |
259 |
7 |
Aprilia |
9 |
|
|
|
Pos |
Piloto |
País |
Moto |
Tempo |
Veloc |
1 |
|
GER |
KTM |
40:44.246 |
48.672 |
2 |
|
GBR |
Kawasaki |
40:52.652 |
48.767 |
3 |
|
SUI |
Yamaha |
40:57.295 |
48.043 |
4 |
|
FRA |
Yamaha |
41:08.062 |
48.391 |
5 |
|
NED |
KTM |
41:27.164 |
48.035 |
6 |
|
FRA |
KTM |
41:44.618 |
47.529 |
7 |
|
USA |
Husqvarna |
42:02.431 |
47.302 |
8 |
|
BEL |
KTM |
42:03.731 |
47.881 |
9 |
|
GBR |
KTM |
42:05.844 |
47.387 |
10 |
|
GBR |
Kawasaki |
42:08.787 |
47.845 |
|
|
|
Pos |
Piloto |
País |
Moto |
Tempo |
Veloc |
1 |
|
GBR |
Kawasaki |
39:50.968 |
49.725 |
2 |
|
NED |
KTM |
39:57.577 |
49.687 |
3 |
|
GER |
KTM |
40:02.805 |
49.548 |
4 |
|
SUI |
Yamaha |
40:05.583 |
49.504 |
5 |
|
GBR |
Kawasaki |
40:12.679 |
48.901 |
6 |
|
FRA |
Yamaha |
40:33.342 |
49.212 |
7 |
|
BEL |
KTM |
40:38.938 |
48.875 |
8 |
|
ITA |
Husqvarna |
41:07.023 |
48.414 |
9 |
|
FRA |
KTM |
41:17.220 |
48.262 |
10 |
|
FRA |
KTM |
41:20.510 |
47.912 |
|
|
MX2 – Classificação do GP
|
Pos |
Piloto |
País |
oto |
Corrida 1 |
Corrida 2 |
Total |
1 |
Searle, Tommy |
GBR |
Kawasaki |
22 |
25 |
47 |
2 |
Roczen, Ken |
GER |
KTM |
25 |
20 |
45 |
3 |
Herlings, Jeffrey |
NED |
KTM |
16 |
22 |
38 |
4 |
Tonus, Arnaud |
SUI |
Yamaha |
20 |
18 |
38 |
5 |
Paulin, Gautier |
FRA |
Yamaha |
18 |
15 |
33 |
6 |
Anstie, Max |
GBR |
Kawasaki |
11 |
16 |
27 |
7 |
Roelants, Joel |
BEL |
KTM |
13 |
14 |
27 |
8 |
Aubin, Nicolas |
FRA |
KTM |
15 |
12 |
27 |
9 |
Lupino, Alessandro |
ITA |
Husqvarna |
10 |
13 |
23 |
10 |
Butron Oliva, Antonio Jose |
ESP |
KTM |
9 |
10 |
19 |
|
|
MX2 – Classificação do Mundial de Pilotos
|
Pos |
Piloto |
País |
Total |
BUL |
NED |
USA |
BRA |
FRA |
POR |
ESP |
SWE |
GER |
LAT |
BEL |
CZE |
GBR |
EUR |
ITA |
1 |
Roczen, Ken |
GER |
635 |
25-25 |
22-22 |
25-25 |
25-22 |
25-10 |
25-0 |
25-25 |
25-25 |
25-20 |
25-25 |
22-22 |
25-25 |
25-25 |
25-20 |
- - |
2 |
Herlings, J. |
NED |
585 |
16-20 |
25-25 |
22-22 |
22-25 |
14-22 |
22-22 |
20-18 |
20-22 |
22-18 |
20-22 |
25-25 |
22-22 |
14-20 |
16-22 |
- - |
3 |
Searle, Tommy |
GBR |
526 |
22-22 |
20-20 |
16-20 |
18-18 |
18-25 |
0-25 |
22-22 |
0-18 |
20-22 |
22-20 |
15-15 |
15-20 |
22-22 |
22-25 |
- - |
4 |
Paulin, G. |
FRA |
458 |
20-14 |
16-15 |
15-0 |
20-20 |
22-18 |
16-20 |
18-20 |
22-20 |
18-25 |
13-11 |
14-16 |
0-16 |
18-18 |
18-15 |
- - |
5 |
Tonus, Arnaud |
SUI |
391 |
18-13 |
18-18 |
14-0 |
14-13 |
16-14 |
10-18 |
15-16 |
15-13 |
15-16 |
18-0 |
11-10 |
12-18 |
12-16 |
20-18 |
- - |
6 |
Anstie, Max |
GBR |
369 |
13-15 |
11-12 |
20-16 |
15-14 |
4-15 |
18-14 |
0-0 |
18-16 |
3-11 |
16-18 |
18-18 |
18-15 |
11-13 |
11-16 |
- - |
7 |
Osborne, Z. |
USA |
295 |
14-18 |
15-13 |
12-18 |
16-16 |
20-20 |
20-16 |
0-15 |
10-11 |
16-15 |
14-16 |
- - |
- - |
- - |
- - |
- - |
8 |
Kullas, Harri |
FIN |
287 |
11-7 |
14-14 |
18-10 |
10-12 |
11-12 |
11-12 |
11-11 |
5-10 |
8-10 |
12-15 |
12-13 |
8-11 |
8-11 |
- - |
- - |
9 |
Aubin, Nicolas |
FRA |
269 |
12-12 |
12-0 |
9-14 |
7-7 |
15-16 |
5-13 |
16-13 |
12-15 |
14-0 |
15-0 |
0-0 |
20-0 |
7-8 |
15-12 |
- - |
10 |
Roelants, Joel |
BEL |
253 |
10-9 |
13-16 |
7-12 |
13-10 |
13-11 |
15-9 |
14-14 |
0-0 |
- - |
- - |
0-14 |
14-12 |
20-0 |
13-14 |
- - |
|
|
MX2 – Classificação do Mundial de Marcas |
Pos |
Fabricante |
Total |
BUL |
NED |
USA |
BRA |
FRA |
POR |
ESP |
SWE |
GER |
LAT |
BEL |
CZE |
GBR |
EUR |
ITA |
1 |
KTM |
686 |
25-25 |
25-25 |
25-25 |
25-25 |
25-22 |
25-22 |
25-25 |
25-25 |
25-20 |
25-25 |
25-25 |
25-25 |
25-25 |
25-22 |
|
2 |
Kawasaki |
575 |
22-22 |
20-20 |
20-20 |
18-18 |
18-25 |
18-25 |
22-22 |
18-18 |
20-22 |
22-20 |
18-18 |
18-20 |
22-22 |
22-25 |
|
3 |
Yamaha |
525 |
20-18 |
18-18 |
18-18 |
20-20 |
22-20 |
20-20 |
18-20 |
22-20 |
18-25 |
18-16 |
16-16 |
12-18 |
18-18 |
20-18 |
|
4 |
Suzuki |
162 |
- |
06-00 |
00-00 |
- |
03-00 |
02-03 |
09-04 |
11-09 |
11-14 |
11-14 |
10-07 |
13-14 |
16-02 |
03-00 |
|
5 |
Husqvarna |
151 |
01-10 |
00-03 |
06-07 |
09-04 |
00-07 |
09-06 |
08-09 |
09-05 |
04-09 |
05-10 |
00-03 |
00-00 |
- |
14-13 |
|
6 |
Honda |
144 |
09-06 |
00-02 |
11-09 |
06-08 |
12-05 |
00-00 |
00-00 |
00-04 |
00-07 |
06-12 |
09-11 |
03-07 |
06-03 |
05-03 |
|
7 |
TM |
7 |
- |
00-01 |
- |
- |
00-00 |
- |
- |
- |
00-00 |
00-04 |
00-02 |
00-00 |
00-00 |
- |
|
|
|
|
|