Uma das novidades do modelo é o porta-capacete, localizado onde tradicionalmente é o tanque de combustível
Dinno Benzatti, do Momento Moto
Quando vi esta moto pela primeira vez no Salão de Milão de 2011 (EICMA 2011), não imaginei que em menos de um ano ela já estaria sendo produzida na fábrica da Honda em Manaus. Na ocasião, naquele estande lotado, não pude perceber todos seus atributos, mas me chamou a atenção seu motor compacto com dois cilindros numa inclinação de 62 graus. Somente aqui, ao conhecê-la melhor, descobri que no tradicional lugar do tanque de combustível havia um compartimento para acomodar um capacete ou uma pequena mochila! E é no potencial diferenciado desta moto que a Honda aposta, ao lançá-la e comercializá-la a partir de julho. Quem pretende utilizar a motocicleta no dia-a-dia com certeza irá aprovar seu exclusivo porta-capacete localizado onde tradicionalmente é o tanque de combustível. Este compartimento deve agradar seu proprietário, visto que se torna o substituto ideal das pesadas mochilas e baús. Praticidade esta que só foi possível graças ao posicionamento de seu moderno motor.
Foto: Caio Mattos
Este motor tem inspiração tecnológica dos motores de automóveis da marca, um bicilíndrico em linha de 669,6 cm3, com arrefecimento a líquido e eixo anti-vibração, com comando único no cabeçote, quatro tempos dotado de pistões paralelos a 62º, de 73 mm de diâmetro e curso de 80 mm. Sua potência máxima de 52,5 cv a 6.250 rpm e torque máximo de 6,4 kgf.m a 4.750 rpm, é ideal para uso em centros urbanos e seu alto torque lhe confere grande agilidade e arrancadas vigorosas em qualquer situação de desempenho. Seu bloco lembra um pouco o de um automóvel, é inteiramente novo e possui catalizador mais próximo da saída dos cilindros, o que proporciona altos níveis de temperatura de funcionamento e redução de consumo. Aliás, a autonomia foi um dos pontos que mais me impressionou nesta motocicleta (ver mais abaixo).
Foto: Caio Mattos
Já o seu chassi é multitubular de aço, mais rígido e compacto do tipo Diamond Frame, que garante equilíbrio e rigidez. A distância entre eixos é de 1.538 mm, o que contribui para a estabilidade da motocicleta, principalmente com garupa e bagagem. Destaque também para o conjunto de suspensões de longo curso, que contribui para a pilotagem nas cidades e atribui mais esportividade ao modelo. Garfo telescópio com 153,5 mm de curso. Na traseira, conta com mono-amortecedor do tipo Pro-Link, com 150 mm de curso, para garantir um comportamento eficaz e confiável em diversos tipos de terreno. Permite ainda regulagens de pré-carga da mola. A NC 700X segue a tendência mundial crossover, ou seja, ideal para o dia a dia com performance, agilidade e facilidade de pilotagem com conforto. Pude perceber que seu estilo é forte e a moto se destaca por ser ideal para o uso urbano. Seu guidão alto passará com facilidade sobre os retrovisores dos automóveis no trânsito das grandes cidades, tem excelente maneabilidade, sem deixar totalmente de lado a imagem de uma moto projetada para a aventura.
O seu conjunto óptico dispõe de farol frontal com lâmpadas LED de 60/55 W , ideal para auxiliar o motociclista na pilotagem com baixa visibilidade, por conta de seu alto poder de iluminação. A rabeta afilada e curta confere ainda mais estilo ao modelo. O painel de instrumentos é totalmente digital em LCD, de leitura simples e fácil. É possível obter informações sobre a rotação do motor, relógio, indicador de combustível, hodômetro total e parcial. Agora você deve estar se perguntando, mas para onde foi o seu verdadeiro tanque de combustível? Respondo: O seu tanque com capacidade para 14,1 litros ganhou nova acomodação e está localizado abaixo do banco do piloto. Basta virar a chave de ignição na fechadura da trava que o banco salta, liberando o bocal para abastecimentos. Este novo posicionamento também contribui para a centralização de massas. Um tanque de combustível com capacidade de apenas 14,1 litros pode parecer pequeno para uma moto de 700 centímetros cúbicos... mas pude presenciar no teste realizado no Campo de Provas da Honda em Manaus, que a moto fez 33,9 km/litro, o que lhe confere uma autonomia por volta de 477 quilômetros! Muito bom para uma moto deste padrão e porte!
Para assegurar uma pilotagem mais fácil na cidade, as bonitas rodas são de liga leve de 17’’. Além disso, a esportividade do modelo é reforçada pelos pneus street de configuração 120/70 na dianteira e 160/60, na traseira.
Foto: Caio Mattos
A NC 700X conta com duas versões de freios: com ou sem ABS. A Standard recebe freios a disco de 320 mm de diâmetro na dianteira e cáliper de dois pistões. Na traseira, o disco único de 240 mm de diâmetro é acionado por cáliper de um pistão. A versão com freios Combined ABS (C-ABS), apresenta, na dianteira, pinças de três pistões. O sistema, que é sinônimo de segurança sobre duas rodas, reúne os benefícios do ABS (Anti-lock Brake System) e do CBS (Combined Brake System). Enquanto o primeiro evita o travamento das rodas em frenagens bruscas, facilitando o controle do veículo em situações de emergência e permitindo manter seu controle direcional, o segundo distribui a força de frenagem entre as rodas dianteira e traseira.
A NC 700X passa a ser a sexta motocicleta de alta cilindrada fabricada na unidade de Manaus. Estará disponível na rede de concessionárias Honda nas cores vermelho e branco. Seu preço público sugerido é de R$ 27.490,00 para a versão Standard, e R$ 29.990,00 para a versão com freios C-ABS (valores com base no Estado de São Paulo, não incluem despesas com frete e seguro).